quinta-feira, abril 10, 2014

Gravidez semana a semana - Da 21ª à 24ª semana

Editar Postado Por: Com Sem Comentarios
O bebê já tem as primeiras pestanas! Encontra-se agora bem protegido do exterior e à temperatura perfeita.

Nesta fase, o cérebro do bebê desenvolve-se rapidamente e assim continuará até aos cinco anos. Por isso, a grávida deverá alimentar-se corretamente, garantindo um fornecimento adequado de nutrientes, especificamente de ómega 3.
O sistema límbico está em desenvolvimento, sendo ele o responsável pelas emoções do bebê. È normal que, durante esta fase, a mãe também tenha frequentes alterações de humor.

A audição está mais apurada de modo que sons fortes poderão assusta-lo. È a altura ideal para começar a falar com ele, pois ouve tudo e reconhece perfeitamente a voz da mãe. Falar com o bebê fortalece o vínculo materno. O pai pode e deve participar desta conversa. E se já escolheu o nome para o bebê, então comece a usá-lo!

O espaço no útero começa a ficar menor, de modo que a mãe notará mais os seus movimentos. Se esta colocar a mão sobre a barriga, ele sentirá o seu calor e mover-se-á em direção a ela.

O bebê começa a soluçar; isto serve de treino para o aparelho respiratório (o líquido amniótico entra nos pulmões e é logo expelido na expiração).

O bebê já consegue abrir bem os olhos. Os ossos tornam-se mais fortes de modo a poder sentar-se na barriga da mãe. Também já tem cabelo, apesar de curto e branco.

Na grávida começam os problemas de azia, pois a progesterona leva a um relaxamento da válvula estomacal, além da pressão que o bebê exerce sobre os intestinos.

É normal que haja um aumento do corrimento vaginal, devido às alterações hormonais. Ter em atenção que se este se apresentar com alguma coloração ou cheiro estranho, deverá ser comunicado de imediato ao médico.

Muitas grávidas sofrem de caibras, principalmente durante o sono. Este problema é facilmente resolvido ou aliviado com um suplemento em magnésio. Informe-se com o seu médico.

Algumas varizes poderão surgir e ser bastante dolorosas. Para aliviar estes sintomas, poderá levantar o fundo da cama, colocando uma manta ou almofadas por baixo do colchão. Exercícios de alongamento e compressas de água fria também ajudam.

Durante esta fase, devido a níveis de estrogénio mais elevados, notará os seus cabelos mais volumosos.

Há aumento do perímetro abdominal pois o bebê esta cada vez maior e mais pesado, acrescido de grande quantidade de líquido amniótico existente (cerca de 1l).

O rosto apresenta-se agora inchado pois o corpo produz cada vez mais líquidos. O útero está, neste momento, a altura do umbigo.

Poderá sentir algumas contrações; significa que o útero está a preparar-se para o parto.

Numa gravidez sem problemas, não há nada que impeça o relacionamento sexual. È saudável para os pais e seguro para o bebê. Ter relações sexuais é perfeitamente normal mesmo até ao terceiro trimestre da gravidez. Como a barriga vai crescendo, o casal terá que ser agora mais criativo na sua intimidade! Note que o sexo acresce vantagens extra nesta fase: exercita os músculos pélvicos e mantem-os flexíveis e firmes para o parto.

As dificuldades em dormir são agora evidentes pois a grávida está mais ansiosa, mais pesada, tem caibras e necessidade frequente de urinar.

Faltam mais ou menos 14 semanas para o nascimento, e por isso, está na hora de a futura mamã se inscrever num curso de preparação para o parto. Neste, e principalmente se for a sua primeira gravidez, aprenderá a estar serena e descontraída quando chegar o tão esperado momento. Irá também apreender algumas técnicas de respiração, que a ajudarão a lidar melhor com as dores de parto.

0 comentários:

Postar um comentário